11 de Janeiro de 2022

Três aquisições de luxo para o Thinking Football Summit 2022

Francisco Salgado Zenha, Fernando Gomes e Domingos Soares de Oliveira são os novos nomes assegurados para o evento, que irá decorrer entre os dias 18 e 20 de novembro, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota (Porto)

 

O elenco de luxo do Thinking Football Summit 2022 continua a ganhar forma e, esta terça-feira, foram conhecidos os nomes de mais três oradores, que irão marcar presença no derradeiro evento a realizar-se em solo europeu antes do Mundial do Catar.

Desta maneira, as mais recentes aquisições para a grande feira do Futebol Profissional são: Francisco Salgado Zenha, Vice-Presidente do Sporting CP, Fernando Gomes, Administrador da SAD do FC Porto, e Domingos Soares de Oliveira, CEO do SL Benfica.

Três ‘pesos-pesados’ e com nomes de relevo no panorama nacional, que prometem abrilhantar ainda mais a grande Feira do Futebol Profissional. Assim, e no que diz respeito a Francisco Salgado Zenha, é membro do Conselho Diretivo do Sporting CP desde setembro de 2018, sendo responsável pelas Finanças, Recursos Humanos, Assuntos Internacionais e Relações com Investidores. Como administrador para a área financeira, o seu principal papel é desenvolver e supervisionar a execução do plano financeiro, liderando as equipas de contabilidade, planeamento e controlo, auditoria interna e tesouraria, a fim de garantir um adequado reporting financeiro, controlo de processos e gestão de risco.

Francisco trabalhou na divisão de Mercado de Capitais do Barclays Bank, onde passou 12 anos em Londres e Madrid, como consultor em soluções de balanço e rendimento fixo para instituições financeiras. O seu principal papel foi o de aconselhar sobre oportunidades de investimento para os maiores braços ibéricos de gestão de ativos, bancos, companhias de seguros, fundos de pensões e escritórios familiares, bem como desenvolver soluções para otimizar os balanços bancários e das companhias de seguros. Foi chefe dos produtos de crédito e empréstimos e consultor de soluções de balanço para o mercado institucional financeiro português até 2018. Participou igualmente em transações importantes, tais como o desenvolvimento de produtos complexos para empresas de gestão de ativos, bem como na otimização da gestão de ativos de fundos mútuos e de pensões, carteiras de investimento de companhias de seguros e livros bancários de gestão de ativos e passivos.  

Fernando Gomes vai igualmente marcar presença no Thinking Football Summit 2022. É licenciado em Economia pela Universidade do Porto, tendo presidido à Câmara da Cidade Invicta entre 1989 e 1999, altura em que aceitou a pasta de Ministro da Administração Interna no governo de António Guterres. De entre as iniciativas desenvolvidas durante os seus mandatos, destacam-se a inauguração do Parque da Cidade (1993), a classificação do Centro Histórico do Porto como Património Cultural da Humanidade (1996) e a adjudicação da construção do Metro do Porto (1998).

Manteve o seu lugar de deputado na Assembleia da República até maio de 2005, quando foi nomeado Administrador Executivo da Galp, com os pelouros da Galp Power e da Galp Exploração, assim como da empresa Sóturis, que gere todo o património imobiliário da conceituada petrolífera. Atualmente é administrador da SAD do FC Porto, cargo que assumiu em 2014, tendo sido, entre outras distinções, condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Portugal.

Por último, mas não menos relevante, Domingos Soares de Oliveira é o nome que completa o novo painel de oradores confirmados do Thinking Football Summit 2022. É o CEO do Grupo Benfica desde 2004 e membro da Direção da Associação Europeia de Clubes desde 2017. Os seus estudos foram realizados principalmente em França, na Universidade Paris XI e no Institut Européen d'Administration des Affaires (INSEAD), sendo que a sua experiência profissional permitiu-lhe viver em diferentes países, incluindo Espanha, França e Brasil. Por outro lado, e antes de se juntar ao SL Benfica, em 2004, foi CEO da Cap Gemini Espanha e Portugal.

Como CEO do SL Benfica, é responsável pelo Departamento de Futebol, Desenvolvimento Jovem, Marketing, Vendas, Finanças, Administração, IT, Infraestruturas, RH, Planeamento e Controlo, tal como Comunicação e Media. Durante a sua carreira, Soares de Oliveira tem sido convidado para participar em eventos por todo o mundo, partilhando a sua experiência na transformação do SL Benfica ao longo de mais de uma década.

Assim, mais do que um acontecimento internacional, que se espera de grande sucesso para o Futebol Profissional português, o Thinking Football Summit, agendado para decorrer entre os dias 18 e 20 de novembro de 2022, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota (Porto), irá acolher alguns dos melhores intervenientes nacionais e internacionais do mundo do futebol, com debates em torno das grandes temáticas deste desporto, promovendo uma melhor compreensão e projeção desta indústria.

Não percas mais tempo e reserva já o teu lugar na grande feira do Futebol Profissional! Os bilhetes para os três dias do evento, recorde-se, entram agora numa nova fase de vendas durante os meses de janeiro e fevereiro, sendo que poderão ser adquiridos com um desconto especial de 45€, para o público em geral, e de 60€, através do recente lançamento do bilhete estudante.

Partilhar: