19 de Novembro de 2022

Barómetro e Observatório do Futebol e IPAM lançam estudo sobre impacto do Futebol Profissional no desenvolvimento do Futebol Distrital

O segundo dia do Thinking Football Summit arrancou com a apresentação de um estudo realizado pelo Barómetro e Observatório do Futebol da Liga Portugal e o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM). Daniel Sá, diretor do IPAM e especialista em marketing desportivo apresentou um estudo intitulado “O Futebol Profissional na dinâmica do desenvolvimento do Futebol Distrital”, acerca do impacto económico das ligas profissionais nos municípios.

O painel contou com as presenças de quatro Associações, com José Manuel Neves (AF Porto), Manuel Machado (AF Braga), José Neves Coelho (AF Aveiro) e Reinaldo Teixeira (AF Algarve). O IPAM analisou os impactos diretos (receitas de bilheteira, direitos e publicidade, por exemplo) e indiretos (movimentação económica com deslocações de adeptos, por exemplo) e chegou à conclusão de que o impacto de um Clube na Liga Portugal Bwin no distrito chega a 8,5 milhões de euros, entre impactos diretos e indiretos. O impacto de um Clube da Liga Portugal SABSEG num distrito diminui para 1,5 milhões de euros.

Todo o painel foi unânime em considerar que o Futebol Profissional tem um impacto direto e alavanca o Futebol distrital, de contexto amador. «O Futebol Profissional é o topo da pirâmide, mas tudo tem a ver com o trabalho das associações. A Liga Portugal não pode descurar o Futebol amador. Não se gere o topo da pirâmide sem perceber a base. É preciso entender a visão e a realidade das associações», explicou Daniel Sá, na primeira intervenção.

José Neves Coelho, da AF Aveiro reforçou a necessidade de apostar na base do Futebol. «Obviamente que a AF Aveiro não está satisfeita com o número de equipas, queríamos ter mais, mas não descuramos a base do patamar superior. Temos de implementar políticas para as bases crescerem», referiu.

Por seu lado, Reinaldo Teixeira (AF Algarve), destacou a importância do Futebol Profissional. «O Futebol Profissional motiva e dinamiza a base. Esse impacto económico é essencial», considerou Reinaldo Teixeira.

Com SC Braga, Vitória SC, FC Famalicão, FC Vizela, Gil Vicente FC e Moreirense FC, a AF Braga é quem tem mais representantes na Liga Portugal Bwin. O presidente da AF Braga, Manuel Machado, enalteceu o estudo. «Um Clube na Primeira Liga motiva outras questões. Braga tem cinco na Primeira Liga, espero ter seis na próxima época, com o Moreirense. Isto alavanca o Futebol amador, as comunidades passam a ter mais dinheiro para patrocinarem Clubes amadores. O impacto económico é enorme», reforçou Manuel Machado.

José Manuel Neves, presidente da AF Porto, lidera a associação com mais praticantes no País. O líder da AF Porto destacou a realização do painel. «Saúdo este fórum e a aproximação do Futebol Profissional ao Futebol distrital. Os resultados estão à vista. As associações são a base desta pirâmide. Não existe Futebol Profissional em Futebol amador. Temos seis jogadores da Seleção Nacional que vai ao Mundial que passaram pelas seleções distritais. O Futebol amador tira partido da visibilidade, das infraestruturas, do turismo e da dinamização das regiões», referiu José Manuel Neves.

Partilhar: