18 de Novembro de 2022

Evolução dos calendários desportivos foi tema no Thinking Football Summit

Ahmed Abassi, Alexander Bielefeld, Javier Morente e Alberto Colombo foram os protagonistas do debate

A evolução dos calendários desportivos e o seu impacto no Futebol Profissional foi um dos temas de maior destaque no TFS Stage, um dos palcos principais do Thinking Football Summit 2022.

O debate juntou Ahmed Abassi, da Qatar Stars League, Alexander Bielefeld, da FIFPRO, Javier Morente, da LaLiga e Alberto Colombo, da European Leagues. O painel contou com moderação de Jon Prada, jornalista do jornal Marca.

Alexander Bielefeld foi o primeiro a expressar os seus pensamentos em relação ao tema principal do painel. “Com o calendário atual, os jogadores não conseguem mais treinar. É só viajar e jogar e isso tem impacto no estilo de vida dos jogadores”, referiu.

Javier Morente concordou com Alexander e acrescentou um dado relevante. “95% dos jogadores apenas participam em competições domésticas. As mesmas representam um retorno de cerca de 28 mil milhões de euros. O poder económico do Futebol está nas Ligas Nacionais”, defendeu.

No que toca a Alberto Colombo, o mesmo destacou que “o problema não é o futebol doméstico, as principais ligas europeias mantêm o mesmo calendário há cerca de 25 anos. Se há um problema, não são as competições domésticas que o criam”.

Por último, Ahmed Abassi destacou a aventura que tem sido gerir a Qatar Stars League nos últimos anos e as mudanças que o Campeonato do Mundo pode trazer à Confederação Asiática de Futebol (AFC). “Com o Campeonato do Mundo, vimos uma oportunidade para mudar o calendário da AFC. O nosso objetivo é subir o nível e aproximarmo-nos do Futebol europeu. Queremos fazer das nossas competições melhores”, explicou o Diretor Executivo de Competições da QSL.

Partilhar: