18 de Novembro de 2022

Domingos Soares de Oliveira e Jacco Swart debatem momento de viragem no Futebol

Co-CEO do SL Benfica e Managing Director da European Leagues estiveram presentes no Thinking Football Summit Stage

Estamos perante um momento de viragem na governança do Futebol? Foi sob esta premissa que Domingos Soares de Oliveira, Co-CEO do SL Benfica, e Jacco Swart, Managing Director da European Leagues, entraram em campo no Thinking Football Summit Stage, num painel moderado por Luís Vilar, comentador desportivo na CNN Portugal.

O primeiro tema em debate foi a hipotética existência de uma futura Superliga Europeia, constituída pelos melhores clubes a nível mundial, onde os dois intervenientes dissecaram todas as suas variantes, assim como benefícios e desvantagens da competição, tal como para os clubes, e as probabilidades de sucesso desta prova no desporto atual.

De seguida, Domingos Soares de Oliveira focou-se, sobretudo, nos clubes portugueses e na forma como estão muito mais envolvidos nas decisões tomadas pela UEFA e ECA (European Club Association), referindo que, atualmente, as Sociedades Desportivas presentes nas competições europeias têm mais receitas, devido aos seus desempenhos nas provas organizadas pelo organismo que rege o Futebol europeu.

Para além disso, o Co-CEO do SL Benfica partilhou ainda a sua visão agregadora. “Só trabalhando, todos juntos, podemos evoluir e, por consequência, gerar maiores receitas e contribuir para uma evolução crescente do Futebol português”, deixando, ao mesmo tempo, uma pista para o futuro:

“Poderá o SL Benfica comprar um clube estrangeiro nos próximos cinco anos? Diria que não é impossível”, concluiu.

Por fim, Jacco Swart tomou a palavra para refletir sobre a democratização no Futebol e a necessidade de Portugal adotar a centralização dos direitos audiovisuais. O modelo da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência foi também um dos assuntos em cima da mesa, sobretudo na procura de alternativas ao paradigma existente, por forma a criar mais receita e uma melhor distribuição pelos clubes.

Partilhar: