18 de Novembro de 2022

"Superliga Europeia é um conceito perigoso" - Javier Tebas

Presidente da La Liga apontou o perigo de uma liga fechada e explicou modelo de sucesso da liga espanhola

O auditório do Thinking Football Stage, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, encheu para o painel com Javier Tebas, presidente da Liga, com a moderação de Ignacio Gallardo, diretor do jornal Marca.

Javier Tebas apontou os riscos da criação de uma Superliga Europeia. «Superliga Europeia é um conceito perigoso e que me preocupa. Os clubes mais ricos querem mandar no Futebol e estabelecer quotas. Precisamos de ter equilíbrio entre todos os clubes. Vejam a La Liga, conseguimos esse equilíbrio. O próprio poder político já se manifestou contra um modelo em que mandam os mais ricos. A Europa é o melhor exemplo deste equilíbrio. Este projeto vai matar-se a ele próprio. O futebol vive do sentimento de pertença pelos clubes e não podemos perder esse sentimento», concluiu o presidente da La Liga.

Javier Tebas começou a intervenção a explicar o modelo de sucesso da La Liga e do crescimento que as ligas espanholas têm registado nos últimos anos. «Reunimos com os clubes e pusemos em prática este projeto. Hoje temos 30 mil empregados e clientes como a Disney e a EA Sports. O novo contrato de patrocínio, com a EA Sports, assegura-nos um grande patrocinador. Serão o nosso sócio tecnológico», explicou Javier Tebas.

O presidente da La Liga também falou sobre os modelos atuais de centralização de direitos audiovisuais. «Temos de questionar se a exclusividade ainda funciona. Temos um modelo que não contempla a exclusividade. O futuro passa, cada vez mais, por estarmos em mais operadores, com um caráter não exclusivo», explicou.

Partilhar: