27 de Junho de 2022

Vencedor da UEFA Conference League, AS Roma, dá grande salto no TikTok

Quando a UEFA decidiu criar um plano para uma competição continental de terceiro escalão, foi algo desvalorizado por parte de muitos adeptos dos grandes clubes europeus. Afinal, a UEFA Conference League era para ser composta principalmente por clubes de países de ranking mais baixo na Europa, sendo que uma terceira divisão não era algo para se festejar, argumentavam. Pois tentem dizer isso aos 'Giallorossi', que viram a sua AS Roma conquistar a primeira edição da UEFA Conference League, com uma vitória sobre o Feyenoord.

É justo presumir que os profissionais de redes sociais da AS Roma também comemoraram - e não apenas por causa dos resultados dentro de campo. Na sua presença online, o clube deu um grande salto, especialmente no TikTok. Na plataforma de vídeos curtos, os 'Giallorossi' saltaram três lugares no Top 20 europeu, num estudo publicado recentemente pelo grupo italiano IQUII Sport. A lista faz parte do European Football Club Report, que compila e analisa números de dez países (Inglaterra, Rússia, Países Baixos, França, Bélgica, Alemanha, Portugal, Espanha e Ucrânia), para além de 15 ligas e 288 clubes.

A AS Roma não só subiu do 20º para o 17º posto, com um total de 3.3 milhões de seguidores no TikTok, mas também foi o clube que registou o maior crescimento em percentagem no Top 20 europeu, com um aumento de 43,48% no número de subscrições. O segundo classificado foi o AC Milan, que conquistou o seu 19º 'Scudetto' italiano, tendo um crescimento de 36,59% e soma 6.1 milhões de seguidores. O campeão da UEFA Champions League, Real Madrid, registou o terceiro maior crescimento em percentagem, com 36,59%, mas os 'merengues' têm um número total de seguidores muito mais alto: 16.8 milhões.

Assim, em números totais, o PSG, campeão da Ligue 1 francesa, ainda lidera com alguma margem, com 27.2 milhões de seguidores. O resto do Top 10 é composto por Real Madrid (16.8), Tottenham (16.5), Barcelona (15.9), Manchester United (15.3), Juventus (10.6), Bayern (8.9), Liverpool (8.9), Chelsea (7.8) e Manchester City (7.8).

Partilhar: