Fornecedora oficial de material desportivo para grandes clubes como Real Madrid, FC Bayern, Juventus, Benfica e Ajax, a Adidas é a marca com maior exposição nas redes sociais. De acordo com o "The European Football Club Report", elaborado pelo grupo italiano IQUII Sport, a fabricante alemã alcança atualmente 12 mil milhões de utilizadores. O número é ligeiramente superior aos 11,3 mil milhões de utilizadores alcançados pela Nike, que se encontra em segundo lugar.
O estudo contempla os números de 288 clubes de futebol europeus em quatro redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Mais de um quinto dos números da Adidas provém da sua parceria com o Real Madrid. Só os Merengues têm uma base de fãs total de 273,4 milhões. Os clubes mais influentes no rol de clientes da Adidas imediatamente a seguir são o Manchester United (168,1), Juventus (110,6) e FC Bayern (94,2). Estes quatro clubes lideram as suas respetivas ligas a nível de engagement nas redes sociais.
Para a Nike, o maior impacto vem do Barcelona e dos seus 265,1 milhões de seguidores. O PSG, crónico candidato ao título da Champions League, conta com 122,2 milhões de seguidores, enquanto Chelsea (107,1) e Liverpool (102,6) seguem logo atrás. Na Alemanha, a marca americana não se aproxima dos números da Adidas-Bayern, mas são os fornecedores de material desportivo do Eintracht Frankfurt e RB Leipzig, clubes que registam o maior crescimento nas redes sociais no país. De março a abril de 2022, o Frankfurt cresceu 2,22% enquanto o Bayern teve um crescimento de 0,72% no mesmo período.
Em terceiro lugar no ranking de exposição de marcas desportivas em redes sociais está a Puma, com um total de 3,2 milhões de seguidores. Os clubes de maior dimensão a que estão associados são o Manchester City (86,9), AC Milan (46,5), Borussia Dortmund (36) e Olympique Marseille (13,2).
Neste estudo, a IQUII Sport engloba 10 países: Inglaterra, Rússia, Holanda, França, Bélgica, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália e Ucrânia. Afirmam ter analisado os dados de 15 ligas e 288 clubes. Os últimos dados - mencionados neste artigo - vão desde 14 de março a 11 de abril de 2022.
Notícias
Recorda os melhores momentos do Thinking Football Summit 2022
Poderás reviver ou até visualizar pela primeira vez os painéis transmitidos, na app do evento, ...
Impacto da Indústria do Futebol na Economia Nacional no Thinking Football Summit
Primeiros números do Anuário do Futebol Profissional apresentados, num painel com Miguel Farinha, Pedro ...
‘A Magia das Grandes Competições’ brilhou no TFS Stage
‘A Magia das Grandes Competições’. Foi este o ponto de partida para o terceiro dia do ...
Pedro Mil-Homens: “O ingrediente fundamental do sucesso é a qualidade do talento português”
Painel “Futebol de Formação como Modelo de Sustentabilidade dos Clubes” contou com Pedro ...
Questionário de Satisfação
Loading…