26 de Maio de 2022

Adidas lidera ranking de exposição de marcas desportivas nas redes sociais a nível europeu

Fornecedora oficial de material desportivo para grandes clubes como Real Madrid, FC Bayern, Juventus, Benfica e Ajax, a Adidas é a marca com maior exposição nas redes sociais. De acordo com o "The European Football Club Report", elaborado pelo grupo italiano IQUII Sport, a fabricante alemã alcança atualmente 12 mil milhões de utilizadores. O número é ligeiramente superior aos 11,3 mil milhões de utilizadores alcançados pela Nike, que se encontra em segundo lugar.

 

O estudo contempla os números de 288 clubes de futebol europeus em quatro redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Mais de um quinto dos números da Adidas provém da sua parceria com o Real Madrid. Só os Merengues têm uma base de fãs total de 273,4 milhões. Os clubes mais influentes no rol de clientes da Adidas imediatamente a seguir são o Manchester United (168,1), Juventus (110,6) e FC Bayern (94,2). Estes quatro clubes lideram as suas respetivas ligas a nível de engagement nas redes sociais.

 

Para a Nike, o maior impacto vem do Barcelona e dos seus 265,1 milhões de seguidores. O PSG, crónico candidato ao título da Champions League, conta com 122,2 milhões de seguidores, enquanto Chelsea (107,1) e Liverpool (102,6) seguem logo atrás. Na Alemanha, a marca americana não se aproxima dos números da Adidas-Bayern, mas são os fornecedores de material desportivo do Eintracht Frankfurt e RB Leipzig, clubes que registam o maior crescimento nas redes sociais no país. De março a abril de 2022, o Frankfurt cresceu 2,22% enquanto o Bayern teve um crescimento de 0,72% no mesmo período.

 

Em terceiro lugar no ranking de exposição de marcas desportivas em redes sociais está a Puma, com um total de 3,2 milhões de seguidores. Os clubes de maior dimensão a que estão associados são o Manchester City (86,9), AC Milan (46,5), Borussia Dortmund (36) e Olympique Marseille (13,2).

 

Neste estudo, a IQUII Sport engloba 10 países: Inglaterra, Rússia, Holanda, França, Bélgica, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália e Ucrânia. Afirmam ter analisado os dados de 15 ligas e 288 clubes. Os últimos dados - mencionados neste artigo - vão desde 14 de março a 11 de abril de 2022.

Partilhar: