Com uma fanbase de mais de 270 milhões de pessoas, o Real Madrid surge imediatamente à frente do Barcelona em termos de online engagement e é líder a nível europeu. De acordo com o último "European Football Club Report", os Merengues têm um total de 273,4 milhões de seguidores, enquanto os Blaugrana possuem um total de 265,1 milhões, sendo que o Manchester United ocupa um distante terceiro lugar com 168,1 milhões.
O relatório, elaborado pelo grupo italiano IQUII Sport, agrega o número de seguidores das quatro principais redes sociais: Facebook (medido em número de Gostos), Twitter, Instagram e YouTube. Ambos os clubes espanhóis possuem uma enorme vantagem sobre os clubes dos demais países do continente europeu, relacionado, em grande parte, a um vasto número de seguidores no Facebook e Instagram. O Real Madrid possui 111,3 e 113,8 milhões de seguidores, respetivamente. Os números do Barça não são assim tão distintos: 103,3 e 107,4 milhões.
O Top 10 inclui, ainda, o PSG (122,2), Juventus (110,6), Chelsea (107,1), Liverpool (102,6), Bayern Munich (94,2), Manchester City (86,9) e Arsenal (80,9). O AC Milan, Tottenham Hotspur, Inter, Borussia Dortmund, Atlético de Madrid, AS Roma, Leicester City, AS Mónaco, Olympique de Marseille e Ajax Amsterdam ocupam os lugares que vão desde o 11º ao 20º lugar, respetivamente.
Barça mais forte no Twitter e Youtube
A tabela seria ligeiramente diferente se considerássemos apenas o Twitter e o YouTube. Os Blaugrana estariam no topo com um total de 54,3 milhões de seguidores contra 48,4 do Real Madrid. O United continuaria ainda a ocupar o terceiro lugar, mas não tão distante, com 36,3 milhões.
Ajax lidera em percentagem de crescimento
De março a abril, o Ajax liderou em termos de percentagem de crescimento. Os holandeses aumentaram os seus números em 1,89% no período em questão. Isto não se traduz, no entanto, em números brutos, uma vez que o Ajax tem apenas 13 milhões de seguidores totais, o que representa pouco menos de 5% do total do número de seguidores do Real Madrid. De volta à percentagem, os outros clubes do Top 5 a nível de crescimento percentual são: Liverpool (1,04%), Olympique (1,04%), Manchester City (1,02%) e Chelsea (1,01%).
Neste estudo, a IQUII Sport engloba 10 países: Inglaterra, Rússia, Holanda, França, Bélgica, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália e Ucrânia. Afirmam ter analisado os dados de 15 ligas e quase 300 clubes. Os últimos dados - mencionados neste artigo - vão desde 14 de março a 11 de abril de 2022.
Notícias
Recorda os melhores momentos do Thinking Football Summit 2022
Poderás reviver ou até visualizar pela primeira vez os painéis transmitidos, na app do evento, ...
Impacto da Indústria do Futebol na Economia Nacional no Thinking Football Summit
Primeiros números do Anuário do Futebol Profissional apresentados, num painel com Miguel Farinha, Pedro ...
‘A Magia das Grandes Competições’ brilhou no TFS Stage
‘A Magia das Grandes Competições’. Foi este o ponto de partida para o terceiro dia do ...
Pedro Mil-Homens: “O ingrediente fundamental do sucesso é a qualidade do talento português”
Painel “Futebol de Formação como Modelo de Sustentabilidade dos Clubes” contou com Pedro ...
Questionário de Satisfação
Loading…