03 de Dezembro de 2021

Thinking Football Summit 2022 reforçado com mais quatro oradores

Daniel Barreira, Sandro Orlandelli, Luis Villas-Boas Pires e Jorge Oliveira e Carmo são os novos nomes confirmados para o evento que irá decorrer entre os dias 18 e 20 de novembro do próximo ano.

 

O elenco de luxo do Thinking Football Summit 2022 continua a ganhar forma e, esta sexta-feira, foram conhecidos os nomes de mais quatro oradores que irão marcar presença no derradeiro evento a realizar-se em solo europeu antes do Mundial do Catar.

Desta feita, os nomes recém-confirmados são Daniel Barreira, Treinador na estrutura técnica nacional de formação da Federação Portuguesa de Futebol, Sandro Orlandelli, Coordenador Técnico do Red Bull Bragantino, Luís Villas-Boas Pires, Diretor do Departamento de Agentes da FIFA e, ainda, Jorge Oliveira e Carmo, Diretor do Departamento de Proteção de Dados da FIFA.

São, por isso, quatro nomes de relevo não só do panorama futebolístico nacional como, igualmente, a nível internacional. No que respeita a Daniel Barreira, importa destacar um passado todo ele ligado à indústria do Futebol, onde desempenhou funções de Scout internacional no FC Barcelona (2014-2021), tendo ainda estado ligado a clubes como o Boavista FC, CD Trofense e Vitória SC. A sua experiência não se esgota dentro das quatro linhas, uma vez que é, também, autor de vários livros e artigos académicos e formador em cursos na Europa, América do Norte e América do Sul.

Já Sandro Orlandelli, que atualmente está a braços com um dos projetos mais aliciantes do futebol brasileiro, tem passagens por clubes de topo do panorama europeu, onde se destacam o Arsenal FC – onde assumiu a chefia do Departamento de Scouting entre 2002 e 2012 -, e também o Manchester United FC, emblema em que exerceu a função de scout entre 2016 e 2019, numa equipa técnica liderada por José Mourinho.

Avançando no lote de novos oradores, é chegada a vez de apresentar Luís Villas-Boas Pires. O atual Diretor do Departamento de Agentes da FIFA - iniciou funções em outubro de 2019 -, é um reputado advogado português, que conta com 18 anos de experiência em diferentes áreas da jurisprudência. Não é, por isso, de estranhar que anteriormente tenha desempenhado funções de advogado sénior da FIFA, onde tratou de mais de 100 casos de ética. Atualmente é responsável pela implementação do novo enquadramento legal de agentes de Futebol, sendo detentor do Goalkeeping Intermediate Certificate, emitido pela Scottish Football Association.

O último nome a constar nesta lista atualizada de oradores é o de Jorge Oliveira e Carmo. Após crescer em Lisboa e estudar Direito na Universidade de Friburgo, o atual Diretor do Departamento de Proteção de Dados da FIFA começou a estudar sobre privacidade e Proteção de Dados no Instituto Max-Planck, durante as revelações de Snowden, em 2013. Com conhecimentos ímpares na área, Jorge Oliveira e Carmo é responsável por um departamento líder em privacidade no mundo do desporto e tem a missão de apoiar a visão da FIFA de tornar o Futebol numa indústria verdadeiramente global.

Agendado para decorrer entre os dias 18 e 20 de novembro de 2022, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, o Thinking Football Summit continua, assim, a dar passos firmes para corresponder às elevadas expetativas daquele que se espera um evento de referência no panorama internacional.

Partilhar: