DESCOBRIR O PORTO E A REGIÃO NORTE

O Thinking Football Summit está de regresso à icónica cidade do Porto. Eleito o Melhor Destino de Cidade do Mundo em 2022, o Porto possui vários pontos de interesse que pode visitar durante a sua estadia na Invicta. Vejas as nossas sugestões:

Casa da Música
Inaugurada em 2005, a Casa da Música é a principal sala de espetáculos do Norte de Portugal. Pensada para ser o palco de todas as músicas, é já considerado um dos edifícios mais emblemáticos da arquitetura contemporânea portuense.

Palácio da Bolsa
Começou a ser construído em 1842, demorando quase 70 anos. De estilo neoclássico, é sede da Associação Comercial do Porto. Situado no centro histórico da cidade do Porto, é Património Mundial pela UNESCO, erguido sobre as ruínas do Convento de S. Francisco tornou-se por excelência a sala de visitas do Porto.

Rua Santa Catarina
A Rua Santa Catarina é a zona comercial mais importante do Porto. De uso exclusivo para pedestres na parte alta da cidade, o número de negócios locais e de zonas emblemáticas a ver nesta rua torna-a o epicentro da cidade.

Ponte D. Luís
Inaugurada em 1886, a Ponte D. Luís é um dos locais mais imponentes do Porto. Com 385 metros de comprimento e 45 de altura, é um dos maiores símbolos da cidade e dona de uma vista sobre o Douro de cortar a respiração.

Catedral da Sé
A Catedral da Sé do Porto assume-se como um dos monumentos religiosos mais importantes do país. Situada na zona alta da cidade, carateriza-se pela sua mistura de estilos arquitetónicos sendo uma das paragens obrigatórias da cidade.

Mercado do Bolhão
Situado no coração do Porto, o Mercado do Bolhão é um dos principais cartões de visita da cidade, sendo representativo da identidade e história da cidade invicta.

Torre dos Clérigos
Considerada um dos símbolos do Porto, a Torre dos Clérigos foi inaugurada em 1750 e idealizada por Nicolas Nasoni. É dos seus 75 metros de altura e mais de 200 degraus que conseguimos desfrutar de uma das mais belas vistas sobre a cidade.

Avenida dos Aliados
Formada por duas grandes praças e conhecida por atrair milhares de pessoas tanto para celebrações como para manifestações, é na Avenida dos Aliados onde tudo acontece. A exuberância e os vários estilos arquitetónicos dos edifícios demonstram a importância desta praça, sendo que aqui podemos encontrar o famoso edifício da Câmara Municipal do Porto.

Ribeira
Rodeada por edifícios coloridos do séc. XVIII e estreitas ruas em calçada cheias de pequenos bares e restaurantes de gastronomia portuguesa, a Ribeira do Porto é o local perfeito para passear e explorar. No Cais da Ribeira pode parar e admirar a ponte Luís I e os cruzeiros que navegam pelo rio Douro.

Livraria Lello
A Livraria Lello foi inaugurada em 1906, transportando consigo mais de um século de história. Situa-se no centro histórico do Porto e é considerada a livraria mais bonita do mundo, com uma fachada neogótica, escadarias vermelha e enorme vitral colorido no teto. Conta com mais de meio milhão de visitantes por ano.

Museu Serralves
Inaugurado em 1999, o Museu Serralves faz parte da Fundação Serralves. Abriga uma valiosa coleção de arte contemporânea, de artistas nacionais e internacionais, desde finais dos anos 60 à atualidade. Organiza diversas exposições temporárias, onde é apresentado o trabalho de muitos artistas vanguardistas, proporcionando o diálogo entre o artista e o seu público.

Café Majestic
Fundado em 1921 e situado na Rua de Santa Catarina, o Café Majestic é, ainda hoje, um dos mais belos e representativos exemplos da arte nova na cidade do Porto. O local perfeito para poder relaxar, tomar um café e desfrutar da beleza do espaço.

Caves de Vinho
Sendo uma das cidades capitais do Vinho no mundo, visitar uma das famosas caves de vinho do Porto torna-se obrigatório. Nas mesmas poderá conhecer a rica história do Douro e ainda provar alguns dos melhores néctares do mundo, segundo os especialistas da área.

Minho:

Braga: Braga é a cidade portuguesa mais antiga do país. Cidade jovem, cosmopolita e multicultural, exibe um amplo leque de cenários de sucesso. Considerada uma das mais religiosas cidades portuguesas, conta com alguns dos monumentos nacionais mais antigos como a Sé Catedral de Braga, a primeira catedral portuguesa.

Bom Jesus de Braga: Património Cultural Mundial da UNESCO, localizado no topo de uma colina, oferece uma perspetiva da cidade. Conta com o funicular mais antigo do mundo, a basílica, escadas intermináveis, fontes e estátuas barrocas e jardins históricos que circulam o santuário.

Guimarães Conhecida como “Cidade Berço de Portugal”, a cidade de Guimarães possui características que a distinguem de outras cidades portuguesas e a colocam num lugar de relevo na História de Portugal. Dizem que foi aqui que nasceu Portugal e o seu primeiro Rei.

Castelo de Guimarães: Com uma arquitetura militar, românica, gótica, que remonta a meados do século X, o Castelo de Guimarães, ou Castelo da Fundação ou de S. Mamede, é reconhecido por muitos como o local onde nasceu Portugal.

Teleférico de Guimarães: O Teleférico de Guimarães foi o primeiro teleférico em Portugal e o único teleférico na zona Norte do país. É uma combinação entre a história e a natureza da cidade, indo desde o centro de Guimarães até ao topo da Montanha da Penha.

Barcelos: Barcelos é uma combinação perfeita entre tradição, inovação e modernidade e com uma beleza e história únicas. Detentor de referências de identidade nacional e regional, como é o caso do Galo de Barcelos, é cidade jovem, dinâmica e viva, onde a inovação é uma realidade.

Peneda Gerês: A Serra da Peneda em conjunto com a do Gerês constitui a única área protegida portuguesa classificada como Parque Nacional. Detém uma diversidade de fauna e flora, com habitats seminaturais. Com paisagens deslumbrantes, os terrenos montanhosos, são atravessados por rios e ribeiras que correm rapidamente e se transformam em cascatas. Existe condições para a prática de atividades como o canyonning ou a canoagem e para passear, seguindo o traçado sinuoso e bem conservado da geira romana.

Gastronomia e Vinho Verde: A gastronomia Minhota mantém uma forte ligação às suas origens. Os principais pratos da região do Minho passam por Bacalhau à Minhota, Caldo Verde, Cozido à Portuguesa, Rojões à Minhota, Cavaca À Minhota e Pudim Abade de Priscos. É no Minho que se situa a região do Vinho Verde, com a maior zona vitícola portuguesa.

Douro:

Região do Vinho- Alto Douro Vinhateiro: Região banhada pelo rio Douro, faz parte do chamado Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade na categoria de paisagem cultural. A paisagem do Alto Douro combina a natureza do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, adaptando o espaço às necessidades agrícolas. O vinho é produzido, nesta região, há mais de 2000 anos, é aqui que nasce o famoso vinho do Porto.

Vila Real: Empoleirada numa das rochosas colinas no encontro dos rios Corgo e Cabril, Vila Real destaca-se pelo seu agradável centro histórico e igrejas antigas. As termas, utilização de águas termais para terapias, são, também, um ponto de destaque na localidade e o local ideal tanto para relaxar como para obter benefícios para a saúde.

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios: Situado em Lamego, é no alto de uma imponente escadeira com 686 degraus e erguido em meados do século XVII que encontramos o santuário. A escadaria é toda decorada e nos lances há belos monumentos, capelas, fontes, estátuas e obeliscos.

Gastronomia e Vinho do Porto: Terra de excelentes vinhos, famosos enchidos, carnes fumadas e puríssimo azeite. É difícil resistir às bolas de carne recheadas de enchidos, as sopas de feijão vermelho, os milhos com entrecosto, o cabrito ou coelho assado no forno e o biscoito da Teixeira, doce típico português. Conhecido ainda pelos bons vinhos, a começar no internacionalmente famoso vinho do Porto e no espumante natural de Lamego.

Cruzeiros Rio Douro: Os Cruzeiros no Douro são uma das melhores experiências a realizar em Portugal. Uma das principais vantagens de viajar pelo Douro num cruzeiro é a possibilidade de visitar locais que são difíceis de alcançar por terra e paisagens de cortar a respiração.

Trás-os-Montes:

Bragança: Capital histórica da região de Trás-os-Montes, é ao mesmo tempo uma cidade com grandes avenidas e uma aldeia medieval com muralhas. Situada no alto de uma colina e após passar pelas portas, está um bairro medieval muito bem conservado.

Montalegre: Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, esta região apresenta incríveis paisagens em que a Natureza ainda conserva todo o seu encanto. O centro histórico, a Igreja da Misericórdia e o Pelourinho de Montalegre, o Castelo de Montalegre são alguns dos pontos a não perder.