O clube fictício da Premier League tornou-se um sucesso nas redes sociais
A série da Apple Tv lançada em 2020, Ted Lasso, conta a história de um treinador de Futebol Americano – protagonizado e criado por Jason Sudeikis – que viaja para Londres para treinar uma equipa fictícia da Premier League: AFC Richmond. No decorrer da série, os “Greyhounds” defrontam todas as equipas da competição: desde o Arsenal ao Manchester City, passando por Amsterdão e defrontando o Ajax.
Ainda que não seja um clube real da Premier League, alcançou dimensões extraordinárias fora do ecrã: contrato com a Nike, presença no FIFA23 e cerca de 400 mil seguidores no Twitter. Como consegue um clube fictício tornar-se tão real?
Passando pelo Twitter do clube inglês, a questão responde-se sozinha: a presença e a comunicação contribuem para o sucesso do Richmond, comunicando como um clube real.
Havendo a ligação entre os jogos a acontecer no decorrer dos episódios e as publicações do Twitter, AFC Richmond gere as suas redes sociais como se de jogos reais da Premier League se tratassem, desde o design do “Match day”, às entrevistas e testemunhos dos jogadores, aos vídeos dos jogos e às novas contratações.
Contudo, o que salta mais à vista e mais marca o sucesso do clube é a interação constante entre instituições e clubes reais e o AFC Richmond. Desde o Ajax, que fez uma publicação referente ao jogo com o Richmond, à Nike, que publicou na sua conta oficial a parceria realizada, até à Premier League, que publicou o line-up da equipa, isto contribui para o notável sucesso das redes sociais dos Greyhounds.
Com um crescente número de seguidores, AFC Richmond está cada vez mais distante dos quatro cantos da televisão e mais perto das quatro linhas do campo.
Notícias
A internacionalização das ligas domésticas discutida no Arena Stage
João Fonseca, Fábio De Santis e Luís Filipe Menezes partilharam os seus conhecimentos e ...
“Luta Contra a Discriminação e Abuso no Desporto”
No derradeiro dia do Thinking Football Summit, voltaram a estar em debate temas relacionados com a área da ...
“Os nossos avós foram escravos, os nossos pais arranjaram emprego e nós, hoje, palestramos no maior evento de Futebol da Europa”
“Os nossos avós foram escravos, os nossos pais arranjaram emprego e nós, hoje, palestramos no maior ...
Centralização dos Direitos Audiovisuais em Portugal discutida no TFS Stage
Hugo Nunes, Cláudio Couto e Sara Lourosa abordaram este processo absolutamente decisivo para o futuro do Futebol ...
Javier Tebas: “A centralização dos direitos audiovisuais vai valorizar o produto do Futebol português”
Uma palestra única. Assim se pode descrever a intervenção do Presidente da LaLiga, Javier Tebas, ...